Acervo da Cidade Eclética

Yokaanam pregava às multidões advertindo que a Terra sofreria um grande aquecimento e que o Rio de Janeiro e cidades litorâneas ficariam submersas
Mestre Yokaanam faleceu em 21 de abril de 1985, na Cidade de Anápolis, Goiás, no mesmo dia que Tancredo Neves, em São Paulo, morreu.
Na década de 40 Yokaanam alertava a população de que o Rio de Janeiro, assim como as cidades litorâneas do Brasil e outras partes do mundo ficariam submersas. A Terra ficaria muito quente provocando o derretimento das calotas, o planeta sofreria abalos para ajustar seu eixo na vertical e que um novo planeta de nome Bóhan a partir de 1960 seria o novo sol do sistema.
Louco e visionário foram alguns dos apelidos que a mídia da época o batizaram em troca das previsões científicas que anunciara no Rio de Janeiro, antiga capital do país. A Sede-Matriz-Principal da Fraternidade Eclética Espiritualista Universal (FEEU) funcionava na Avenida Presidente Vargas 1733, próximo à estação Central do Brasil.
Segundo membro do Conselho Espiritual Administrativo da FEEU, Irmão Elpídio, Mestre Yokaanam, como ficou mais conhecido, era um grande orador, discursava sem precisar de preparação e ensinava aos seus discípulos, pregava às multidões, que Deus não é propriedade de nenhuma religião e que não existia religião superior à verdade. Ele conclamava os religiosos para ajudarem a promover aunificação das religiões.
No dia 1º de novembro 1956, Mestre Yokaanam liderando 300 famílias partiu do Rio de Janeiro em direção ao Planalto Central de Goiás. Homens, mulheres e crianças viajando de trem, ônibus e caminhão atravessaram Minas Gerais e chegaram no Campo Limpo às 14h20 do dia 4 de novembro e fundaram a Cidade Eclética. “Eu participei dessa saga, eu estava lá” confirma emocionado Irmão Elpídio.
Aula de astrofísica ministrada pelo Mestre Yokaanam nos idos de 1946.
Por Francisco de Assis, Hellen Costa, Anna Gabriella, André Falcão, Valéria Matos e Shirley Rodrigues
Matéria boa, mas com um caráter um tanto quanto opinativo, quase um artigo. Corrigir informação sobre local da morte de Tancredo, não em Brasília, mas em SP. E o início do parágrafo ...'As zero horas....
ResponderExcluiratt.
Prof. Márcio Cançado