sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Trânsito Caótico em Brasília.


O transito em Brasília tende a piorar ainda mais, pois o aumento de carros nas ruas cresce a cada dia e já pode ser comparado ao de São Paulo. O número de veículos já ultrapassa um milhão, o que provoca retenção em vários pontos da cidade. Estima-se que haja dois carros por família na capital da República.

Obras intermináveis e inacabadas atrapalham ainda mais a vida dos motoristas, o trânsito fica lento, quase parado.

Dirigir nas avenidas de Brasília já não é mais a mesma coisa. A cada hora, sete veículos entram em circulação em Brasília: 160 por dia e cinco mil, por mês. O que totaliza 60 mil por ano.

Nos horários de pico, quase todas as vias que dão acesso ao Plano Piloto ficam praticamente paradas. Na BR-040 pontos de retenção. Na BR-020 e BR-060, trânsito lento. A situação complica muito, na EPTG, EPGU, Estrutural e Epia - a recordista em movimento: 160 mil veículos por dia.

As obras que são realizadas pelo governo para amenizar o caos, só atrapalha mais a vida de quem precisa das BRs de Brasília. A Obra da EPTG por exemplo, já dura mais de três anos e dificulta muito a vida de quem precisa passar por ela. Motoristas chegam a ficar mais de uma hora parados na via.

O motorista Vinícius Silveira reclama da falta de organização por parte do governo e afirma ainda que, está cada dia mais complicado dirigir em Brasília, “sem falar nas vagas para estacionar isso já deixou de existir ha muito tempo é necessário inventar vagas, e com isso, acabo tomando multas”, disse.

Brasília precisa de menos carros e mais vias para facilitar a vida dos usuários, um bom sistema de transporte público seria uma ótima opção para desafogar o trânsito.

Mais de 70% dos empregos do Distrito Federal se concentram no Plano Piloto, só que 80% da população mora fora dele. Como agravante, a malha metroviária alcança poucos bairros, a frota de ônibus é ineficiente e as ciclovias são desconexas. Brasília ostenta umas das mais altas porcentagens de habitantes por carro do país. São 1,1 milhão de automóveis para 2,6 milhões de pessoas. É necessário que o governo tome uma posição se não o Trânsito de Brasília vai parar.

Por Dayane Almeida, Patricia, Elaine e Elaine Miranda.

Um comentário:

  1. Boa matéria. Um ou outro deslize de pontuação, mas que não compromete o texto. Pelo menos enqusnto vcs forem estudantes. No mercado é inadimissível, ok.

    Prof. Márcio Cançado

    ResponderExcluir